O que você precisa

Seberi - Paróquia Nossa Senhora da Paz

Em 1918 foi criado o 8º Distrito do Município de Palmeira, tendo como sede a Vila Fortaleza (hoje Seberi). Os primeiros moradores iniciaram a construção da primeira capela (em madeira bruta) no ano de 1924. Por necessidade de paz na região (devido aos conflitos decorrentes da Revolução de 1923), foi sugerida e aprovada pela comunidade como padroeira Nossa Senhora da Paz. Em 03/05/1939, Dom Antônio Reis, bispo de Santa Maria, desmembrando das paróquias de Barril (hoje Frederico Westphalen) e Palmeira, criou a nova Paróquia Nossa Senhora da Paz de Fortaleza, entregando-a aos cuidados dos padres verbitas (Congregação Sociedade do Verbo Divino). Foi o primeiro vigário Pe. José Noglik. Antes dele, a paróquia era atendida pelo Mons. Victor Batistella, pároco de Barril. Em 15/02/1951 chegam à paróquia as Irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Calvário. Em 1952, nova Igreja Matriz, em alvenaria, é consagrada, quando também é inaugurada a Casa Canônica. Em 04/06/1959 é instalado o município de Seberi. Em 23/01/1977 foi consagrada nova Igreja Matriz. No dia 10/03/1978, os verbitas deixaram a paróquia, assumindo o Pe. Hélio Luiz Welter, padre diocesano. Em 1986 é concluída a nova Casa Canônica, sendo a antiga destinada à Catequese. Há registros de que 17 padres verbitas e 20 padres diocesanos trabalharam na paróquia, desde sua fundação.