O que você precisa

Três Passos - Paróquia Santa Inês

Histórico

HÁ muitos anos viviam índios Kaigans e Guaranis nas matas do Alto Uruguai. Também caboclos e refugiados, fugidos, por ai residiam. Nos anos de 1910-1930 inicia-se a colonização de descendentes de origem alemã, procedentes de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Montenegro, entre católicos e evangélicos. A 21 de maio de 1924 foram martirizados os Heróis do Alto Uruguai em Três Passos. A paróquia foi criada em 04 de junho de 1939, confiando aos padres do clero Diocesno. Poucos anos depois os padres Deonistas (SCJ) conduziram a paróquia até 1959 passando em seguida a condução dos padres franciscanos quandO retornava ao pastoreio de padres do Clero Diocesano.Aspecto que se destaca hoje é a Romaria dos Mártires do Alto Uruguai, atraindo anualmente milhares de Romeiros no 4º domingo de maio. Os Mártires Pe. Manuel e o coroinha Adilio Daronch foram beatificados a 21 de maio de 2007 em Frede. Westh como Mártires da Fé. Todos AS pastorais presentes na Diocese também são praticadas nesta paróquia em consonância com a orientação pastoral da Diocese de Frederico Westphalen-RS. Hoje atuam três sacerdotes na paróquia a saber Pe Hélio Luiz Welter (pároco),Pe Rudinei da Rosa e Pe Antonio Nilson Gomes de Oliveira 35 Ministros ex da cc 69 catequistas e inúmeras pastorais e movimentos. Ainda na cidade de Três Passos há um seminário dirigido pelos padres franciscanos com funcionamento a nível de 2º grau e uma comunidade de religiosos. Irmãs Missionarias Servas do Espirito Santo( IMSES) dedicado ao cuidado de um asilo de idosos; Lar São José.

Telefone: 3522 1752   3522 1094   84767649

E-mail: psantainestp@hotmail.com